S.O.S 4 Patas
- Via212
- 20 de nov. de 2019
- 3 min de leitura
Iniciativa de alunos busca ajudar animais abandonados a encontrar um lar
Por: Geovanna Soares

O GRAU (Grupo de Reabilitação de Animais Unifesp) é uma iniciativa criada pelos alunos da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que têm como objetivo reunir pessoas em prol da causa animal. Eles realizam um trabalho voluntário que inclui tratamentos emergenciais, castração, e vacinação. Porém, estes procedimentos só podem ser realizados assim que os voluntários conseguem lares temporários disponíveis para abrigar estes animais.
A iniciativa também busca realizar atividades além do campus, conforme nos contou uma voluntária do projeto e aluna da Unifesp Guarulhos, Larissa Perez: “O nosso trabalho também se estende para o abastecimento de ração em pontos estratégicos, onde os animais de rua podem passar e tomar água ou se alimentarem ao longo do dia.”
Para conseguir custear estes cuidados, os alunos organizam dentro do espaço da Universidade um brechó que é abastecido com roupas doadas, além de realizar a venda de alguns cafés em dias programados durante as semanas de aula. Mas, nem sempre a verba arrecadada é o suficiente para o número de cães e gatos que necessitam de ajuda, e por isso, eles contam com a contribuição das comunidades próximas aos diversos campus da Universidade para a doação de roupas e ração para os animais.
Para fazer parte ativamente do GRAU, você não precisa ser aluno da Universidade, qualquer pessoa interessada é bem-vinda no projeto. As formas de ajudar envolvem serviços como doações, ajuda presencial nos dias de campanhas de adoção, auxílio com trabalhos internos de divulgação ou até com a oferta de um abrigo temporário, todas ajustadas de acordo com a disponibilidade da pessoa.
Segundo a voluntária Larissa, a criação de uma interação mais próxima com a comunidade pode ser um dos elos mais fortes para conseguir manter e expandir o projeto. Porém, para os voluntários, este ainda é um laço difícil de se criar. “Uma das maiores dificuldades que nós temos é desenvolver um diálogo com a população e mostrar a importância de uma adoção responsável e da castração de seus próprios animais. Se conseguíssemos atrair mais pessoas para visitar o nosso café ou contribuir com o nosso brechó, seja com doações ou com a compra de produtos, estaríamos ganhando um forte apoio para a continuidade do GRAU.”
O abandono de animais é um problema de saúde pública, eles podem transmitir doenças como raiva, leishmaniose, cinomose, parvovirose, sarna e muitas outras enfermidades, e se não são castrados, ainda contribuem com o aumento da superpopulação nas ruas. Uma das medidas oferecidas pela Prefeitura de Guarulhos é a castração e a vacinação contra a raiva gratuitamente. As vacinações são feitas em campanhas programadas (normalmente no mês de agosto, e percorre vários pontos nos bairros), e a castração que pode ser agendada no próprio site da Prefeitura.
A castração pode ser uma medida para atenuar a situação, mas se mais pessoas continuarem a descartar animais nas ruas, (como acontece com frequência no Terminal Pimentas, que se encontra próximo ao campus Unifesp Guarulhos) medidas como essa e muitas outras feitas por Ongs e iniciativas como a do GRAU não conseguem atender a necessidade de tantos animais. Ao adotar, deve-se saber que os animais têm um período longo de vida, cerca de 20 anos, e que possuem necessidades e provocam gastos. Por isso, a adoção deve ser feita com muita responsabilidade e planejamento.
Se você souber de algum caso de abandono ou maus tratos, denuncie! A denúncia é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988, e pode ser feita através do telefone 0800 600 6428 ou pelo site da DEPA (Delegacia Eletrônica de Proteção Animal).

Para agendar a castração gratuita de seus animais e conhecer os que estão disponíveis para adoção, acesse: http://dpan.guarulhos.sp.gov.br/
Para denunciar maus tratos, você também pode acessar: http://www.ssp.sp.gov.br/depa
Página do GRAU: https://www.facebook.com/profile.php?id=100012351912367
Comments