Linha dos sonhos para Guarulhense
- Via212
- 18 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de nov. de 2019
Metrópole de São Paulo vive a ilusão de uma ligação urbana até a capital da cidade

Por: Rafael Ponciano
A capital da mobilidade recebeu promessas que não pode cumprir. Em 2013 a Linha 13 Jade do Metrô foi anunciada, prometendo trazer os Guarulhenses até a Capital de São Paulo, sendo uma das linhas de metroviário já criada. A ideia inicial do projeto era ligar o Centro de Guarulhos, Aeroporto e estação da Luz, mas não foi bem assim. O então Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou o contrato para iniciar a construção dos trens e também anunciou que não seria mais a companhia do Metrô a dona desse trajeto, mas a CPTM. Além de reduzir a frota, a linha passou a ser do Aeroporto Internacional de Guarulhos a Luz, e com mais uma dificuldade.
Muitos dos moradores não entenderam o porquê da linha não ter chegado até o centro, segundo Genésio Silva, morador da região que trabalha no bairro do Brás, as linhas foram uma ilusão para todos de Guarulhos. “Não adianta ter uma linha que serve apenas para o Cecap. Guarulhos está além do Cecap e aeroporto. Acabou que foi uma ilusão para nós uma ligação do centro até SP e parece que nunca vamos ter um trem assim.” A maior metrópole de São Paulo tem anos de vida e contribui com grande parte da economia da capital e ainda sofre com a falta de infraestrutura. Para alguns moradores a linha podiam ajudar todos, tanto da capital quanto de Guarulhos.
Essa “ilusão” não se encerram, em maio deste ano o atual governador de São Paulo, João Dória, anunciou um Monotrilho para Guarulhos, que seguiria a linha 13, mas até o momento, nenhuma obra está em ação para isso, inclusive as obras de início que ligaria o Centro de Gru estão totalmente abandonada, mas com promessas de serem levantadas.
Atualmente SP tem 9 linhas paradas para construção Linha 13; Linha 15; Linha 17; Linha 18 ; Linha 2; Linha 4 ; Linha 5; Linha 6 e Linha 9, no portal das companhias Metrô e CPTM é possível acompanhar o status da construção e fazer reclamação, acesse o site oficial
Comments